funções administrativas
FUNÇÃO ADMINISTRATIVA: PLANEJAMENTO É a função administrativa que define os objetivos e decide sobre os recursos e as tarefas necessárias para alcançá-los adequadamente. A principal consequência do planejamento são os planos. Os planos não somente tornam uma organização bem sucedida na realização de suas metas e objetivos, como também funcionam como verdadeiros guias e balizamentos para assegurar que:
a. A organização obtenha e reúna os recursos necessários para alcançar os seus objetivos e os integre em um esquema organizacional que garanta coordenação e integração;
b. Os membros da organização possam trabalhar em atividades consistentes e através de procedimentos escolhidos;
c. O alcance desses objetivos possa ser monitorado e avaliado em relação a certos padrões para proporcionar a ação corretiva necessária caso o progresso não seja satisfatório.
Planejar significa olhar para frente, visualizar o futuro e o que deverá ser feito, elaborar bons planos e ajudar as pessoas a fazer hoje as ações necessárias para melhor enfrentar os desafios de amanhã.
O Planejamento como uma função administrativa é definida como um processo de estabelecer objetivos e decidir o modo de alcançá-los. Um plano é uma colocação ordenada daquilo que é necessário para se atingirem objetivos estabelecidos. Os planos identificam os recursos necessários, as tarefas a serem executadas, as ações a serem empreendidas e os tempos a serem seguidos.
Em todos os casos, o planejamento consiste na tomada antecipada de decisões. Trata-se de decidir agora o que se deve fazer antes da ocorrência necessária. Não se trata simplesmente da previsão das decisões que deverão ser tomadas no futuro, mas de tomada de decisões que produzirão efeitos e consequências futuras.
Embora seja uma atividade voltada para o futuro, o planejamento deve ser contínuo e se possível abranger o maior número de pessoas em sua elaboração e