Modelagem de processo
Suely Farias
Modelagem de Processos:
Técnicas de Mapeamento e Documentação
JABOATÃO DOS GUARARAPES/2011
Suely Farias
Modelagem de Processos:
Técnicas de Mapeamento e Documentação
Trabalho relacionado à disciplina de Processos Organizacionais, para obtenção de nota parcial, desta Unidade.
Orientador: Luciana
JABOATÃO DOS GUARARAPES/2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 REFERENCIAL TEÓRICO 5
2.1 O que é Modelagem do Processo e por quê usar? 5
2.2 Como modelo um Processo de Negócio? 5
2.2.1 Elementos a serem representados 6
2.2.2 Benefícios 6
2.3 Princípios de Modelagem de Processo 6
3 CONCLUSÃO 7
4 BIBLIOGRAFIA 8
1 INTRODUÇÃO Para permitir a integração de empresas, é preciso que todos os elementos que a compõem, sejam capazes de trocar informações entre si, além da simples troca física de dados. Essa imagem única, ampla e integrada deve se desenvolvida pelas pessoas que fazem parte da organização, com o auxilio dos modelos de empresas. Tais modelos servem como referência comum para todos os seus membros, sejam eles pessoas, sistemas ou de recursos. A partir de então, qualquer pessoa pode adquirir uma visão geral sobre as operações, possibilitando análises, previsão de impacto das atividades, identificação de melhorias, entre outros.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 O que é Modelagem do Processo e por quê usar? Modelagem de Processo significa desenvolver diagramas que mostram as atividades da empresa, ou de uma área de negócios, e a seqüência na qual são executadas. Muitos negócios são relativamente complexos, assim um modelo poderá consistir em diversos diagramas.
Modelar Processos ajuda a entender como funciona uma organização, o que pode ser bastante difícil na prática. Requer um trabalho em conjunto, de diversas áreas funcionais, no qual os participantes