Modelagem de processos
As organizações têm enfrentado um mercado cada vez mais competitivo, com aumento da concorrência e do nível de exigências dos clientes, o nível de competitividade de uma empresa esta ligado ao melhor planejamento dos recursos e sua agilidade, o uso de seus conhecimentos, e suas informações. Para tanto é necessário o investimento na engenharia ou re-engenharia de sistema de Informação, para que os mesmos possam dar o suporte necessário para o alcance dos objetivos traçados, tais como, aumento de desempenho, e redução de custo, otimização da qualidade, otimização dos lucros almejados pela empresa.
Para que um Sistema de informação possa realmente demonstrar os fluxos de informações do seu negocio, é preciso que todos os processos, estejam alinhado às estratégias e metas da organização, e que o planejamento de tecnologia esteja coerente e integrado a esses processos, de maneira mais simples “ E preciso conhecer o negócio”. Somente desta maneira torna-se possível disponibilizar informações de qualidade, em tempo hábil, para o nível estratégico da organização.
Aplicar a Modelagem de Processos auxilia na identificação de todas as áreas envolvidas no negócio, de todos os passos necessários para a execução de um processo, bem como de toda e qualquer documentação utilizada. Assim, através deste entendimento e documentação pode-se, mais facilmente, identificar e propor mudanças nos processos atuais, visando atender às novas necessidades.
Dentre alguns dos principais objetivos da Modelagem de Processos podemos citar:
* Entender a estrutura e a dinâmica das áreas da organização; * Entender os problemas atuais da organização e identificar potenciais melhorias;
* Assegurar que usuários e engenheiros de software tenham entendimento comum da organização;
* Servir como insumo da área de sistemas para derivar os requisitos de um sistema de informação necessário à organização;