Modelagem de processos
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TATUÍ
CURSO SUPERIOR EM GESTÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
FERRAMENTAS DE MODELAGEM DE PROCESSO: UMA AVALIAÇÃO
Tatuí/SP
2ºSemestre/2014
1. Introdução
Administrar um negócio em sua plenitude requer o conhecimento minucioso dos processos e produtos envolvidos no negócio, bem como suas necessidades.
Uma vez que se conheça o processo em todas suas peculiaridades, podem-se denotar seus pontos fortes e fracos, ter uma visão mais apurada da interação entre suas características, além de ter a ciência de quais atividades devem ser monitoradas com mais cautela.
Tais requisitos de negócio são também primordiais no processo de desenvolvimento de software.
O conhecimento do negócio faz com que o desenvolvedor do software conheça os processos operacionais primordiais no ramo de atividade do cliente antes mesmo de se fazer a análise dos requisitos para o desenvolvimento do software, ou seja, um projeto de software bem sucedido requer total interação entre as regras do negócio e sua representação virtual.
2. Modelagem de Processos: Uma Nova Perspectiva
A Reengenharia de Processos de Negócios vem se tornando cada vez mais presente na maioria das empresas devido à evolução e volatilidade dos requisitos organizacionais bem como da disponibilidade dos avanços tecnológicos, visando melhor qualidade do produto e do serviço, assim como maior satisfação do cliente.
Ao longo dos anos a modelagem de processos de software tem sido utilizada pela engenharia para melhor entender, gerenciar e controlar o processo de desenvolvimento, no entanto, conforme as necessidades específicas de cada cliente se tornam necessárias novas abordagens e o uso de diferentes notações e técnicas.
O principal objetivo da modelagem de processos é representar os processos de maneira clara, bem como disponibilizar modelos completos, o que permite uma melhor analise das atividades e facilita a