modelagem de processos
GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
MODELAGEM DE PROCESSOS
PROFESSOR CESAR SACCO
Alex Machado
Arthur Wagner Gomes Ferreira
Cicero Joaquim da Silva
Eduardo Henrique Medeiros Vieira
Eduardo Hansen
Gilmar Fernando da Silva
TATUÍ 2015 1.Modelagem de Processos
Os processos são tão efetivos como a corporação, pois com gerenciamento efetivo a eficiência e a eficácia são tão importantes nas tomadas de decisões. Para que tenha participação de todas as áreas de uma empresa, elas precisam trocar informações desde o homem até sistemas computacionais, tão complexas que vai além de uma simples troca física de dados. Para facilitar o entendimento dessa integração usamos um Modelo de Processos.
Com o Modelo de Processos podemos ter uma abordagem total sobre as operações, ocasionando análises, previsão de impulsos das atividades, elaboração e documentação de sistemas complexos de software, identificar melhorias, entre outros. Assim com analises e estudos, cria-se um modelo de processos de negócios que formado por outros mais consistentes e complementares, visam auxiliar os usuários com as diferentes visões e os diversos aspectos da organização. E para monitorar processos necessita entrevistas das pessoas envolvidas, análise da documentação e registros das informações coletadas fazendo uso do fluxograma, mostrando o que é feito, como e quem faz, documentos, materiais recursos e equipamentos utilizados, mesmo que o processo não esteja sendo feito corretamente.
Após mapear os processos implanta-se a modelagem de processos, facilitando uma reformulação de processos para ajudar a estruturação da organização, o fluxo de trabalho, o uso de recursos humanos e materiais, em treinamentos de novos funcionários ou de novos métodos de trabalho, entre outros, podendo ser também uma administração dos processos, onde as decisões serão tomadas com base em monitoramentos no desempenho do processo.
2.