O caso dos exploradores de caverna
BIOQUÍMICA
OBJETIVOS
Avaliar os conhecimentos básicos de Bioquímica no que se refere às principais moléculas de importância biológica.
Medir a capacidade de relacionar a composição química, a estrutura, as propriedades químicas e físicas e a atividade biológica dos compostos construtores dos seres vivos, bem como suas interações a nível celular.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Aminoácidos 1. Origem e importância biológica dos aminoácidos;
São as unidades fundamentais das PROTEÍNAS
* Todas as proteínas são formadas a partir da ligação em sequência de apenas 20 aminoácidos
* Existem, além destes 20 aminoácidos principais, alguns aminoácidos especiais, que só aparecem em alguns tipos de proteínas
Os aminoácidos são essenciais para a produção de mais de 50 mil proteínas e mais de 15 mil enzimas, incluindo as enzimas digestivas as quais são muito importantes estarem em ótimo funcionamento para que você possa aproveitar ao máximo sua alimentação e suplementação.
Os aminoácidos também influenciam em seu humor, concentração, agressividade, atenção, sono e desejo sexual.
Depois que uma proteína é consumida suas enzimas digestivas a quebram em aminoácidos. Os aminoácidos individuais são então usados para a criação de novas proteínas e enzimas.
Aminoácidos isolados são mais rapidamente absorvidos e assimilados do que as proteínas. Eles produzem benefícios farmacológicos e fisiológicos como anabolismo, regulação hormonal e funções neurotransmissoras. Aminoácidos individuais conseguem desempenhar funções que as proteínas não conseguem, se tornando assim grandes aliados dos shakes protéicos para o ganho de massa muscular e performace.
Aminoácidos individuais tem funções e vantagens específicas, como também combinados. Diversos suplementos existem para lhe ajudar no consumo destes aminoácidos e aumentar sua performace.
PROTEÍNAS
CONCEITO GERAL
As proteínas são as moléculas orgânicas mais abundantes e importantes nas