Os mestre da marujada
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
DISCIPLINA: ANÁLISE DA NARRATIVA
PROFESSOR: JOSÉ GUILHERME FERNANDES
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUAGENS E CULTURA NA AMAZÔNIA
OS MESTRES DA MARUJADA BRAGANTINA: ARTESÕES E MÚSICOS
Bragança/PA
Agosto de 2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
DISCIPLINA: ANÁLISE DA NARRATIVA
DISCENTE: KLAUBER SANTOS DOS SANTOS JUNIOR
OS MESTRES DA MARUJADA BRAGANTINA: ARTESÕES E MÚSICOS
Trabalho apresentado à disciplina Análise da Narrativa, como requisito de avaliação orientado pelo professor DR. José Guilherme Fernandes.
Bragança/PA
Agosto de 2011
INTRODUÇÃO
Os Estudos Culturais abraçam uma perspectiva de entender as relações que existem entre cultura e práticas culturais, buscando um campo de observação em que é possível perceber as diferenças entre as “culturas” que ocorrem em meio à sociedade.
Cultura e oralidade, enfim estão destinadas a uma parceria que envolve intermináveis e múltiplas possibilidades. A oralidade enquanto forma de expressão será sempre riquíssima fonte para compreender a realidade que a produz e neste sentido a um campo promissor para a história (SANTANNA 1995, P.8). Ao trabalhar com as narrativa de vidas prepare-se o sujeito como narrador que utiliza a oralidade para expor suas memórias e suas experiências, trazendo assim, sua própria narrativa para socializar como maneira de (re)passar o conhecimento, pois narrar oralmente é uma maneira de socializar a experiência e transformá-la em conhecimento e é também, uma forma de conservar o passado.
Partindo do ponto de vistas de que existem diversas manifestações culturais, essa pesquisa busca conhecer as narrativas de vida dos “mestres da marujada”, mais especificamente os artesões e os músicos que participam da manifestação — Marujada de S. Benedito — confeccionando e/ou tocando os instrumentos musicais que fazem parte da maior festa religiosa que ocorre na região nordeste