Tipos de lideranças
DEFINIÇÃO DE LIDERANÇA
Segundo George Terry, “liderança é a atividade de influenciar pessoas fazendo‐as empenhar‐se voluntariamente em objetivos de grupo”. Robert Tannenbaum, Irving Weschler e Fred Massarik definem liderança como “influência interpessoal exercida numa situação e dirigida, através do processo de comunicação, para a consecução de objetivos”. Harold Koontz e Cyril O’Donnell afirmam que a “liderança consiste em influenciar pessoas para a realização de um objetivo comum.”
Uma análise de outros autores que tratam de administração revela que a maioria concorda em ser liderança o processo de influenciar as atividades de um indivíduo ou de um grupo para a consecução de um objetivo numa dada situação. Desta definição de liderança segue‐se que o processo de liderança é uma função do líder, do liderado ou subordinado e de variáveis situacionais.
É importante notar que essa definição não faz menção a qualquer tipo particular de organização. Em toda situação em que alguém procura influenciar o comportamento de outro indivíduo ou grupo, há liderança. Assim, em um ou outro momento da vida, todos tentam exercer liderança, quer suas atividades se refiram a uma empresa, a uma instituição educacional, a um hospital, a uma organização política ou à família.
É fundamental diferenciar a liderança formal (ou nominal) da liderança informal (ou emergente). A posição do líder num grupo poder destacada como uma posição estrutural para qual é designado um membro particular. Essa posição goza de certos privilégios e deveres formais e, nesse sentido, espera‐se um determinado tipo de comportamento de quem a ocupa. Porém, em certas condições é possível que alguém que foi nomeado líder (liderança formal) não influencie outros membros do grupo de maneira tão satisfatório como algum outro líder (liderança emergente) dentro do grupo. A