Tipos de liderança
LIDERANÇA AUTOCRÁTICA
Em primeiro lugar aparece à liderança autocrática, “o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo” (Chiavenato, 2003, P. 125), é ele que fixa todas as diretrizes e determina qual tarefa deve ser realizada, tudo tem que ser feito a sua maneira. Pois todas as decisões e diretrizes são totalmente centralizadas e este estilo de liderança não é indicado em uma empresa onde tenha uma equipe de profissionais experientes pois certamente haverá de imediato. É difícil, mas não impossível de se encontrar esse tipo de liderança nos dias atuais em uma empresa. Em decorrência disso, há uma boa produção, toda via o trabalho não é de boa qualidade e com relação a equipe percebe-se um auto grau de insatisfação e nenhuma motivação com relação a situação. Além disso, as atividades só são realizadas com a presença física do líder, na sua ausência o trabalho diminui sensivelmente. Isto demonstra que os liderados o temem, mas não o admiram. O líder consegue mandar, porém não consegue influenciar, pois é um dos aspectos mais importante em uma liderança bem sucedida. A liderança autocrática também pode ser usa em uma empresa onde seja necessário disciplinar os profissionais que estejam dando problemas e dificultando o desempenho da empresa.
As características desse estilo são, há custa dos liderados há o interesse próprio, por causa de um regulamento rígido há disciplina, utiliza-se de forma intensa a pressão sobre liderados, controle, liderança e comando bem de perto dos funcionários, e obediência são imposta.
LIDERANÇA DEMOCRÁTICA
No segundo lugar surge o estilo democrático de liderar, “As diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder”
(Chiavenato, 2003, P. 125). Graças a isso, líder e liderados interagem entre si e desenvolvem comunicações francas e espontâneas, há formação de grupos de amizade e relacionamentos cordiais se estabelecem entre os membros