comunidade quilombola
Comunidade do Barro Preto terá I Festival da Cultural Afro
Das 13h às 16h haverá apresentações culturais, apresentação de trabalhos e oficinas de capoeira
Na data em que se comemora o "Dia da Consciência Negra", em 20 de Novembro, será realizado o "I Festival da Cultural Afro da Comunidade Quilombola de Barro Preto", em Santa Maria de Itabira.
Durante todo o dia, haverá atividades na Escola Municipal padre Estevam Viparelli. Das 13h às 16h haverá apresentações culturais, apresentação de trabalhos e oficinas de capoeira, maculelê, tererê, percurssão, dança afro e diversas outras manifestações culturais.
Das 18h às 21h, as atividades são de apresentações de capoeira, causos da cultura local, novas oficinas e o auge da festa será o show do grupo Tambolelê.
Em Minas Gerais, temos 435 comunidades quilombolas pré-identificadas e uma titulada “Porto Coris”, até junho de 2007 (CEDEFES).
CULTURAS
NA FOLHA E AQUI
Comitiva do Berrante
A Comitiva do Berrante teve início em 2004 quando a diretora do Museu do Tropeiro, Eleni Cássia Vieira, percebeu a semelhança entre os boiadeiros e os tropeiros, pois ambos tinham costumes e histórias que fazem parte de uma época.
Atualmente, a Comitiva conta com sete berranteiros que se apresentam na Roda de Viola do Museu do Tropeiro e em várias cidades de Minas Gerais. São jovens e crianças que, após perceberem a importância do berrante em uma comitiva se interessaram em aprender sobre os vários toques do berrante e o significado de cada um, e então, colocá-los em prática para que essa tradição não acabe.
Estaladores de Chicote
+zoom
+zoom
Os estaladores de chicote têm uma ligação direta com a cultura tropeira. Esses homens (estaladores de chicote) vinham a pé pelas estradas acompanhando a tropa e com um chicote pendurado nos ombros. Quando os tropeiros se aproximavam de um povoado, uma freguesia ou uma vila os estaladores de chicote tinham a missão de anunciar,