Historia
Essa dança é constituída por 12 pares de dançarinos, há também um mestre, um contramestre, uma rainha, um rei, damas, um general e um grupo de tocadores.
Os dançarinos usam vestimentas muito simples, como uma calça e camiseta branca, usam guizos um pouco abaixo aos tornozelos (ou paias) que ao se movimentarem com ritmo criam um lindo som, e também um casquete branco com bordados de figuras geométricas.
Para diferenciar o grupo, os dançarinos usam duas fitas cruzadas nos peitos e nas costas, as fitas são bem largas e são vermelhas ou azuis. O rei e a rainha vestem trajes (mantos) de acordo com sua honra e majestade.
A confraria dos moçambiqueiros é mais folclórica do que a das congadas. A maior parte dos participantes é jovem. O regulamento é oral e são normas simples, criadas pelos grupos que dirigem as "Companhias de São Benedito". O canto é um louvor a um santo (São Benedito). No desenrolar da festa existem várias danças. A parte dramática é insignificante. As danças têm nomes religiosos: Escada de São Benedito, Estrela da Guia, etc. Curiosidades
Antigamente, os grupos só permitiam a presença de homens,