A historia da historia
Somos seres históricos e a explicação para essa teoria é que com o passar do tempo, o ser humano sofre mudanças na sua maneira de pensar devido a situações opostas em nossa vida pessoal e coletiva.
Devido a este processo ocorrido agregamos a nós uma cultura a qual pertencemos: cultura esta que com o passar do tempo acaba por sofrer mudanças, ocorrida por circunstancias temporânea, mas que não devem ser esquecidas nem ignoradas, pois mesmo havendo uma distancia entre passado, presente e futuro as mesmas estão ligadas para dar sentido a nossa vida.
Mediante esse processo cultural temos a plena certeza que é impossível uma natureza universal e eterna.
Não conseguimos nos enxergar fora de nossa prática social, pois ela esta enraizada em nossa vida.
Da mesma forma é a história da educação, ela é construída através de culturas que vão servir de orientação para o educador.
O educador tem que estar consciente de que ele terá que dar continuidade ao trabalho de seus antecessores para que haja uma ordem no ensino pedagógico do aluno.
A concepção de historicidade não foi a mesma ao longo da historia, inúmeros foram os modos de compreender o ser humano no tempo e, sendo assim a sua história.
2. A história da história
A história é a preservação de tudo o que já aconteceu e de tudo o que vai acontecer com humanidade.
As antigas concepções da história
Os povos tribais não valorizam a história, porque para eles os lembram de fatos e feitos de deuses, que para eles são sagrados. E no decorrer que o tempo passava mais os povos acreditavam nas ações de proteção ou de furia dos deuses.
Eles acreditavam muito no mitico, e com isso surgem histórias e pessoas, cuja existência pode não ser real. Depois de alguns séculos, certas civilizações começaram a ter interpretações racionais sobre a realidade. Mas mesmo assim na Idade Média existia uma certa visão estática da realidade.
Ainda para os gregos existia dois Universos, o mundo onde as ações dos