Manifestações populares - baía de todos santos
FACULDADE VISCONDE DE CAIRU
Manifestações populares de localidades na região
da Baía de Todos Santos
Cátia Queiroz
Katiuscia Almeida
Salvador – Ba
Maio 2002
INTRODUÇÃO
A formação cultural baiana, com influência européia, a contribuição dos negros africanos e dos índios, fez da Bahia uma terra mística e folclórica. Os negros contribuíram - e ainda contribuem -, para a preservação de um panorama lúdico. O samba nasceu na Bahia e os folguedos brancos, além de uma série de jogos, foram assimilados e preservados até hoje. Não se trata apenas da capoeira, do candomblé, do samba de roda, do afoxé, apesar de serem essas manifestações mais conhecidas.
Em todo o estado, peculiar a cada região, existem manifestações folclóricas próprias. Na região da Baía de Todos os Santos não é diferente.
A maior e mais bela reentrância da costa brasileira, a Baía de Todos os Santos, tem nada menos que 1.052 km2, abriga 56 ilhas - entre as quais destaca-se a maior ilha marítima do Brasil, Itaparica – e recebe as águas doces de inúmeros rios e riachos, sendo os principais o Paraguaçu e o Subaé. É um dos mais favoráveis locais para o lazer náutico das Américas. A Baía tem debruçada em seu entorno a primeira capital do Brasil e a maior do Nordeste, Salvador da Bahia, e mais de dez municípios entre cidades da Região Metropolitana de Salvador e do Recôncavo.
Este trabalho irá relacionar alguns dos municípios e as manifestações populares que encontramos nos mesmos.
Cumpre registrar que todas as manifestações populares vivas ficam sempre muito expostas a modificações ao longo do tempo e com o passar dos anos, bem como no processo de disseminação. .Algumas das manifestações documentadas acontecem variando pouco em sua forma de um município para outro – de acordo com condições econômicas locais, com número de participantes maior ou menor