Marketing Societal
Thais Martins dos Santos
1 Introdução
O Marketing Societal surgiu da grande necessidade de mudança vinda dos novos recursos tecnológicos que hoje se encontram a disposição das grandes empresas, fazendo-as rever seus valores, suas atitudes e condutas diante de clientes e mercados o que as levou a praticarem cada vez mais o Marketing aplicado à sociedade através de projetos sociais. É indiscutível a necessidade das empresas buscarem, de alguma maneira, esse desenvolvimento sustentável, pois ele alia à entrega da satisfação dos desejos dos consumidores de forma ética e social e em troca a empresa recebe satisfação e reconhecimento, agregando valor à marca.
2 Desenvolvimento
Hoje em dia as pessoas estão mais orientadas, conscientes e esclarecidas tanto dos seus direitos quanto dos seus deveres, isso faz elas procurarem produtos/ serviços que tenham essa cultura ética, social e ambiental. Esta é a razão das empresas estarem procurando esta orientação, que segundo Kotler (1998, p. 44) é definida como:
O CONCEITO DE MARKETING SOCIETAL assume que a tarefa da organização é determinar as necessidades, desejos mais eficaz e eficientemente do que os concorrentes, de maneira a preservar ou ampliar o bem-estar dos consumidores e da sociedade.
Entretanto, Zenone (2006, p. 5 apud CERTO; PETER 2007, p. 280), entende que:
[...] O ponto de vista clássico sustenta que as empresa não devem assumir nenhuma responsabilidade para além do domínio do seu negócio. Nessa perspectiva, a responsabilidade social seria inerente à própria natureza da atividade empresarial, incluindo a geração de empregos, renda e o atendimento às necessidades dos clientes. De acordo com o ponto de vista contemporâneo, as empresas são vistas como importantes influentes membros da sociedade, responsáveis por ajudar a manter e melhorar o bem estar da sociedade como um todo.
As empresas atendem muito bem às necessidades e aos desejos dos seus clientes, mas será que também atendem