Trabalho Sobre Automedica O
♦A medicação por conta própria é um dos exemplos de uso indevido de remédios, considerado um problema de saúde pública no Brasil e no mundo.
♦E o uso de medicamentos de forma incorreta pode trazer consequências como: reações alérgicas, dependência e até morte.
♦Algumas das causas para sua existência são inúmeras como, o hábito da população tentar solucionar os problemas de saúde corriqueiros. Além disso, a alta frequência de propagandas através da mídia, um dos exemplos é (“tomou doril a dor sumiu”) dando ao medicamento a imagem de eficiência. Ou algum familiar ou amigo que dão opinião sobre qual medicamento ingerir, a falta de regulamentação e fiscalização daqueles que vendem também contribui para a automedicação.
♦O médico Paracelso afirmava que “a dose correta é a que diferencia um veneno de um remédio”. Por isso uma dose acima da indicada, administrada por via inadequada ou sem uso para fins não indicados, podem transformar um inofensivo remédio em um tóxico perigoso.
♦Quase um terço (32%) dos brasileiros que se automedicam costumam aumentar a dose por conta própria, sem orientação do médico ou de um farmacêutico.
♦O ICTQ ( Instituto de pós-graduação para farmacêuticos) realizou uma pesquisa feita em 12 capitais do país.
♦O estudo aponta que a automedicação é praticada por 76,4% dos brasileiros, sendo que Salvador e Recife lideram o ranking com 96% cada um.
♦Em 2011, ocorreram 44 mortes por intoxicação, crianças com menos de 5 anos são 35% dos casos.
♦Os antigripais, antidepressivos e anti-inflamatório são as classes de medicamentos que mais intoxicam no país.
♦E o papel do farmacêutico é muito importante, ele é o profissional capacitado para prestar assistência farmacêutica, cujo o objetivo principal é conscientizar o paciente que os medicamentos utilizados corretamente e sob orientação proporciona alívio de