Bioestatística
• Identificar entre a população de Caçador, qual a maior parcela que se automedica, em relação ao sexo e idade e também identificar a quem eles recorrem para se automedicarem; • Auxiliar e alertar essa população sobre os riscos de automedicação; • Prestar informações à população, sobre as conseqüências e as reações adversas que uma automedicação pode causar, já que somos acadêmicos da área da saúde e é nossa a responsabilidade de prestar serviços a essa população.
2. Material e métodos
Para que fosse possível a realização deste trabalho, utilizamos o método da pesquisa com a população em geral, entregando a estes um questionário elaborado por nós acadêmicos, para fosse preenchido e nos devolvido. Foram entregues e respondidos 100 questionários, contendo 5 perguntas, sendo a questão de maior interesse identificar entre a população, qual o sexo e a idade que mais se automedica. Após serem recolhidos os questionários, foram feitos os dados estatísticos.
Modelo do Questionário utilizado
Levantamento de Dados -21/08/2009 Universidade do Contestado-Campus Caçador Disciplina: Bioestatística Curso: Fisioterapia Acadêmicos: Fernanda Colussi Figur, Graciela Kelly dos Santos, Rodrigo Potrikos, Francine Mariane Alexandre.
1. Sexo: ( ) masculino ( ) feminino
2. Idade: _______anos
3. Você toma medicamento sem receita médica?
( ) a. sim ( ) b. não ( ) c. às vezes
4. A quem você recorre para a automedicação?
( ) a. Indicação de um amigo ( ) b. Por conta própria ( ) c. Farmacêutico ( ) d.