Estenose do canal vertebral
Estenose lombar é o estreitamento do canal vertebral na região lombar. O canal vertebral contém a medula espinhal desde a porção cervical até a porção lombar alta.
A porção média e a inferior do canal lombar contém as raízes nervosas da chamada cauda eqüina. O canal estreito pode comprimir estas raízes e determinar sinais e sintomas neurológicos. No que respeita aos movimentos, a dimensão do canal medular diminui com a extensão da coluna para trás e aumenta com a flexão ou inclinação anterior. A compressão nervosa pode ser provocada pela posição de deitado de barriga para baixo, e em posição vertical, principalmente ao caminhar.
Congênita » Pacientes que apresentam estreitamento do canal vertebral por formação constitucional e devido protusões discais e leves alterações facetárias cursam precocemente com compressão das estruturas nervosas e sintomatologia dolorosa.
Adquirida » Ocorre durante a vida em pacientes que devido a espondilodiscoartrose desenvolvem estreitamento do canal vertebral ocorrendo geralmente a partir da quinta década de vida.
SINAIS E SINTOMAS DA ESTENOSE
• Dor lombar
• Dor irradiada para nádega ou membros inferiores
• Alterações de sensibilidade
• Dificuldade progressiva ao deambular denominada claudicação neurogênica
• Perda de força em membros inferiores
• Tronco encurvado anteriormente ao ficar em pé, postura esta que alivia a dor e melhora os outros sintomas.
Osteófitos
O osteófito, caracteriza-se por pequenas expansões ósseas originadas pela profusão progressiva do anel fibroso do disco intervertebral. Trata-se de uma reação do organismo para absorver melhor a sobrecarga da articulação sobrecarregada.
Os efeitos são agravados pela desidratação gradual do disco intervertebral, conduzindo a uma aproximação das vértebras e compressão da raiz nervosa.
Como um dos principais sintomas de quem tem osteófito é a dor, o indivíduo geralmente entra em um ciclo: os movimentos e o padrão postural acabam