ANATOMIA
A vértebra lombar é composta pelo corpo, na qual é a maior parte da vértebra, voltada pra frente, com porção superior e inferior; oprocesso espinhoso, situado na parte posterior da vértebra, disposto de forma horizontal; os processos transversos, que são dois prolongamentos laterais, direito e esquerdo, que se projetam transversalmente de cada lado do ponto de união do pedículo com a lâmina; os processos articulares, nas quais são em número de quatro, dois superiores e dois inferiores, sendo saliências que se destinam à articulação das vértebras entre si; os pedículos, que são partes mais estreitadas, que ligam o processo transverso ao corpo vertebral; o forame vertebral, situado posteriormente ao corpo e limitado lateral e posteriormente pelo arco ósseo; as faces articulares superior e inferior.
Características regionais[editar | editar código-fonte]
Permitem diferenciar as vértebras pertencentes a cada região. A vértebra lombar apresenta um processo espinhoso não bifurcado, disposto em posição horizontal, com corpo maior quando comparada a vértebra cervical e a vértebra torácica, um processo transverso bem desenvolvido, chamado de processo acessório, e não possui forame no processo transverso e nem a fóvea costal.
Estenose lombar é o estreitamento do canal vertebral na região lombar. O canal vertebral contém a medula espinhal desde a porção cervical até a porção lombar alta. A porção média e a inferior do canal lombar contém as raízes nervosas da chamada cauda eqüina. O canal estreito pode comprimir estas raízes e determinar sinais e sintomas neurológicos.Os sintomas da estenose lombar podem aparecer gradualmente ou desenvolver rapidamente. Embora seja parte do