Bolívia
No coração da parte sul do continente americano encontra-se Bolívia, talvez uns dos paises mais desconhecidos da América do Sul. É provavelmente um dos paises mais pobres da zona, porém a sua riqueza cultural e física convertem-no em um paraíso natural.
História
- Época Pré-colombiana Desde o ano 1500 a.C. índios da língua aymara, atravessaram os Andes Bolivianos e ocuparam o Altiplano.
Posteriormente, no princípio de nossa era, desenvolveu-se a poderosa cultura de Tiahuanaco, que tinha sua sede religiosa e política nas costas meridionais do Lago Titicaca que com o tempo converteu-se em uma sociedade organizada, próspera e ambiciosa e ultrapassou as fronteiras de Equador e Chile.
- Conquista Espanhola
No final da década de 1520 as rivalidades internas começavam a cobrar seu preço no império inca porém a chegada dos espanhóis, a quem tomou-se como emissários do Deus Sol, promovendo o golpe definitivo.
O espanhol Diego de Almagro instalou brevemente seu poder no Alto Peru, como chamava-se Bolívia.A atração era umas minas de prata exploradas no tempo dos incas.
- Independência
Em 1781 tentou-se expulsar os espanhóis e restabelecer o domínio inca.
Assim em 1825 proclamou-se a independência do Alto Peru transformando-se em República de Bolívia. Bolivar converteu-se em um dos primeiros presidentes da república.
- Perda de Território
Em meados do século XVIII o descobrimento de ricas jazidas de guano e nitratos na região de Atacama fez a Bolivia entrar em guerra contra o chile. Essa guerra ficou conhecida como Guerra do Pacífico, pois o chile tomos 350 quilômetros da costa boliviana
Na causa dos problemas com Brasil pela borracha em 1903 a Bolívia pegou de novo nas armas.
Anos mais tarde, em 1932, una nova guerra arrastou o povo boliviano. Nesta ocasião contra o Paraguai pelo controle da região de Chaco pelo tema do petróleo.
- Tempos Modernos
Acabada a Guerra do Chaco.
As eleições de 1951 deram a vitória a Víctor Paz e