A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA INCLUSIVA PARA AS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS.
687 palavras
3 páginas
A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA INCLUSIVA PARA AS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS.Valter Roberto Gonzaga da Silva1
Resumo
O presente trabalho resulta de pesquisa bibliográfica por se fazer valer de documentos e revistas impressas que tratam da inclusão social e escolar no Brasil. Tem como objetivo pontuar a importância da escola inclusiva como agente que promove interações, propicia o desenvolvimento e a inclusão social das pessoas com necessidades especiais. A escola inclusiva é necessária, pois permite que todos tenham acesso aos elementos educacionais necessários para a promoção e valorização da pessoa enquanto ser em potencial.
Palavras Chaves: Interação. Necessidades Especiais. Aluno. Escola Inclusiva.
1 INTRODUÇÃO
Por muito tempo as pessoas com necessidades especiais estiveram fora do convívio social e consequentemente, fora do ambiente escolar. Eram excluídas e/ou segregadas da sociedade, sem oportunidades necessárias de interação com o meio, interação essa, tão defendida pelos estudiosos, dado a sua importância para o processo de ensino aprendizado e desenvolvimento de qualquer ser humano, independente de suas capacidades e/ou limitações. Segundo Vygotsky (1991 apud Carneiro, 1997, p.32) "[...] o ser humano cresce num ambiente social e a interação com outras pessoas é essencial a seu desenvolvimento".
Ainda afirma Vygotsky (1983 apud Rabelo, 1999, p.20) "[...] uma criança portadora de um defeito não é simplesmente uma criança menos desenvolvida que as demais, apenas se desenvolve de forma diferente".
Nos dias atuais, diante de leis que garantem a igualdade a todos com preservação da dignidade, dos direitos individuais e coletivos do cidadão, rompe-se a ideologia da exclusão e segregação e emerge uma nova mentalidade política social, a chamada inclusão, que segundo Brasil(2001) visa possibilitar e garantir o acesso contínuo ao espaço comum da vida em sociedade a todo ser humano [...] e sobretudo no meio educacional.
2 A IMPORTÂNCIA