anatomia
O fascínio pelo interior do corpo remonta aos primórdios da humanidade. Os antigos egípcios tinham conhecimentos específicos em algumas áreas da anatomia humana, que eles usaram na mumificação e, até certo ponto, em cirurgias.
O conhecimento anatômico do corpo humano iniciou- se 500 anos A.C no sul da Itália.
Pouco tempo depois, um texto clínico da escola hipocrática descobriu a anatomia do ombro conforme havia sido estudada com a dissecação.
No século III A.C., o estudo da anatomia avançou consideravelmente na Alexandria. Muitas descobertas lá realizadas podem ser atribuídas a Herófilo e Erasístrato, os primeiros que realizaram dissecações humanas de modo sistemático
A partir do ano 150 a.C. a dissecação humana foi de novo proibida por razões éticas e religiosas.
O conhecimento anatômico sobre o corpo humano continuou no mundo, porém só se conhecia através das dissecações em animais.
O motivo mais importante para a dissecação humana, foi o desejo de saber a causa da morte por razões essencialmente médico-legais, de averiguar o que havia matado uma pessoa importante ou elucidar a natureza da peste ou outra enfermidade infecciosa.
Conceito de Anatomia
Anatomia é a ciência que estuda macro e microscopicamente, a constituição e o desenvolvimento dos seres organizados (anatomia é a análise da estrutura biológica, sua correlação com a função e com as modulações de estrutura em resposta a fatores temporais, genéticos e ambientais. )
Seu estudo tem uma longa e interessante história, desde os primórdios da civilização humana.
Atualmente, a Anatomia pode ser subdividida em três grandes grupos:
Anatomia macroscópica;