Estenose lombar - estudo de caso
CURSO DE FISIOTERAPIA
WILLIAM GABRIEL ROSA
RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO
LAGES
2012
WILLIAM GABRIEL ROSA
RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO
Trabalho de graduação apresentado ao Estágio Supervisionado I, do curso de Fisioterapia, do Centro Universitário Catarinense – FACVEST.
Profª: Jessica Matsui
LAGES
2012
INTRODUÇÃO
Durante o período de Fevereiro a Julho de 2012, permanecemos na clínica escola do Centro Universitário Catarinense - FACVEST, realizando os atendimentos no estágio de Fisioterapia, sob a supervisão da orientadora Jessica Matsui. Foram utilizadas técnicas de cinesioterapia, terapia manual e eletroterapia durante esse período com pacientes de diferentes patologias. O caso escolhido para este estudo foi da paciente R. A. S, 70 anos, dona de casa, sedentária, nega fatores de risco como tabagismo, etilismo, porém apresenta um quadro de hipertensão; com diagnóstico clínico de Estenose Vertebral Lombar. Teve início do tratamento fisioterapêutico no dia 10 de Março de 2012, tendo seu último atendimento realizado no dia 06 de Julho de 2012, totalizando 11 atendimentos. A estenose lombar pode ser definida genericamente como qualquer tipo de estreitamento sintomático do canal vertebral, dos canais das raízes nervosas ou dos túneis dos forames intervertebrais (Medeiros at al., 2009).
ESTENOSE CANAL VERTEBRAL LOMBAR
A estenose de canal vertebral lombar é uma doença da coluna vertebral estreitamente relacionada ao envelhecimento humano, pois tem como causa a doença degenerativa dos discos intervertebrais e artrose das facetas articulares posteriores da coluna vertebral, com consequente estreitamento do canal