bioestatistica
Natália de Almeida Silva
Bioestatística
Nova Venécia
2014
1. Consiste em uma série de recursos de contagem sobre matéria de interesse na área da saúde, tais como: número de doentes acometidos por alguma patologia, porcentagem de sintomas ou indicadores de saúde.
2. Na enfermagem a bioestatística é uma ferramenta usada para obtenção de resultados nas áreas de prevenção e promoção a saúde, tais como a determinação da eficácia de um agente ou procedimento de natureza preventiva, curativa ou diagnostico que requer a comparação entre dois ou mais grupos de amostras. A comparação entre os grupos possibilitara avaliar se realmente o tratamento é eficaz.
3. Levantamento de dados estatísticos segundo as determinações de administração, elaborar tabelas e gráficos correspondentes, fazer a classificação e codificação de doenças, lesões e causas de mortes segundo a s normas vigentes e elaborar fichas de produtividade médica.
4. A análise do conteúdo dos prontuários com verificação do índice de preenchimento dos mesmos, avaliação da forma de preenchimento de formulários que integram o prontuário, o estudo das alterações e atualizações dos formulários, a colaboração coma administração e o corpo clinico do hospital quanto ao fornecimento de informações quanto ao atendimento dos clientes observados nos prontuários, fazer exposições ao corpo clinico quanto aos dados constatados, conseguir a colaboração dos diversos profissionais da equipe de saúde para melhorar a qualidade dos prontuários e manter o melhor relacionamento com os setores de arquivo e estatística, bem como os diferentes serviços.
5. O serviço de bioestatística deve ter o seguinte quadro de pessoal:
Chefe
Encarregado de informações
Encarregado de marcação de consultas e exames
Encarregado de arquivo
Encarregado de estatística
Encarregado de codificação e classificação
Auxiliares
6. É o número de leitos efetivamente existentes no