Transtorno mentais no ambiente de trabalho
1.1 TEMA E PROBLEMA DE PESQUISA
Sabendo que às organizações obtém custos elevados com colaboradores afastados por doenças ocupacionais, devido ao alto estresse e a inúmeros problemas de saúde voltados a empresa. Pode-se, por meio deste estudo, demonstrar que algumas das ações adotadas hoje pelas organizações estão atenuando estas enfermidades e diminuindo custos para seus setores contábeis relacionados à saúde dos funcionários. Bem como ajudar a potencializar as ações que já são utilizadas e que vem surtindo efeito positivo, adaptando-as sob a ótica da Gestão de Pessoas tornando assim a organização mais organizada e proporcionando um melhor ambiente de trabalho e baixos custos.
Diante do exposto questiona-se: De que forma pode–se evitar os Transtornos Mentais dentro das empresas, no ano de 2011, que ocasionam afastamentos do trabalho e acarretam maiores custos às organizações.
1.2 OBJETIVOS
A seguir, serão expostos os objetivos, geral e específico, evidenciando a importância de cada um para realização do estudo.
1.2.1 Objetivo Geral
Analisar o comprometimento das organizações diante das várias enfermidades de Transtornos mentais dos funcionários no ano de 2011, e a influência que esta faz sobre a vida social e particular de seus colaboradores.
1.2.2 Objetivos Específicos
a) Rever a literatura sobre Transtornos mentais no trabalho; Noções do estresse no desempenho e motivação; Custos dos transtornos mentais para as empresas; Fatores relacionados ao trabalho;
b) Apresentar dados e estatísticas de empresas que já aplicaram este estudo;
c) Verificar o grau de comprometimento da empresa diante dos resultados apresentados;
d) Propor um plano de ação visando minimizar os custos investidos pelas empresas no afastamento precoce de seus colaboradores, onde será também proposto trabalhos sociais e psicológicos a seus funcionários;
1.3 JUSTIFICATIVA
Partindo de uma realidade