Dst - doenças e metodos preventivos
Doenças sexualmente transmissíveis são doenças transmitem-se através de contacto sexual, sendo que este não é o único meio de transmissão destas, mas é a mais frequente e conhecida. Estas doenças são contraídas a partir de uma pessoa já infectada, ou seja, isso significa que uma DST é uma doença sempre “partilhada” com, pelo menos, uma outra pessoa. Só uma pessoa já infectada pode transmitir a doença. Esta pessoa tem no seu corpo microorganismos que se desenvolvem facilmente em locais quentes e húmidos, como é o caso dos órgãos sexuais. Se os nossos órgãos sexuais entrarem em contacto com os órgãos sexuais da pessoa infectada, esses microorganismos podem nos ser transmitidos. A vagina, o pénis, o ânus e a boca, são zonas bastante aptas à transmissão de onde os microrganismos que transmitem os DST’s e que por sua vez se reproduzem com muita facilidade.
✓ Gonorreia: É uma infecção bacteriana assintomática que aparece em cerca de três quartos das mulheres. Contudo, pode lesar o sistema reprodutor a longo prazo, levando à infertilidade e a outras disfunções do aparelho reprodutor. Nos homens, o número de portadores assintomáticos é colocado abaixo dos 5 por cento. É transmitida durante uma relação sexual não protegida (vaginal, oral ou anal).
✓ Sífilis: É transmitida através de contacto directo com uma ferida provocada pela sífilis, (denominada cancro) durante o sexo vaginal, oral ou anal. Esta espécie de cancro é uma lesão única, localizada, geralmente indolor, que aparece nos genitais externos (vagina, recto, ânus, boca ou lábios).
✓ Vaginite: É a inflamação do tecido vaginal, muitas vezes acompanhada de prurido ou corrimento. Pode ser causada por diferentes tipos de microorganismos, alguns dos quais podem ser transmitidos sexualmente. As causas mais comuns de vaginite são infecções por tricomonas, infecções