Desenvolvimento de habilidades gerenciais
Os três conteúdos tratam de forma bastante didática de três das habilidades requeridas na atuação como gestor e com os quais nos deparamos diariamente: Autogerenciamento, Comunicação Efetiva e Relacionamento Interpessoal. São temas que exigem de nós gestores um olhar atento, uma vez que se tornam complicados por envolver sempre o próprio gestor e no mínimo um colaborador.
O primeiro desses conteúdos trata do autogerenciamento na atividade profissional e mostra que o melhor modo de tentar mudar o outro é praticando em você mesmo, buscar o autogerenciamento é ter consciência dos seus pontos fortes e dos a desenvolver, saber o que quer, buscar melhorias pessoais e profissionais sempre, administrar bem recursos e tempo em função de metas pessoais e profissionais. Quando o gestor percebe também que o autodesenvolvimento é fundamental para o seu autogerenciamento, gera um bom recurso para potencializar as capacidades individuais e da equipe tendo em mãos uma importante ferramenta no fazer a gestão de pessoas.
Outro fator importante na gestão é a comunicação efetiva, que significa entender as pessoas, mante-las informadas, dar e receber feedbacks adequados, explicar decisões e políticas com franqueza e transparência. É preciso transmitir uma direção firme, envolver todos numa causa única e criar um clima de confiança e cooperação, em que a crítica possa ser encarada como uma forma de crescimento interpessoal.
Apresenta-se com o mesmo grau de importância, outra habilidade gerencial, o relacionamento interpessoal. Gestores conscientes de que isso depende da atuação direta das pessoas com as pessoas, precisam fomentar a volta dos colaboradores satisfeitos, passam às pessoas confiança, respeito e espírito de equipe, são receptivos e levam adiante as melhores idéias, promovem assim maior comprometimento pelo alcance dos objetivos.
Convivo diariamente com esses conteúdos