A Sexualidade Um Fen Meno Complexo 2
Algumas DSTs são de fácil tratamento e de rápida resolução. Outras, contudo, têm tratamento mais difícil ou podem persistir ativas, apesar da sensação de melhora relatada pelos pacientes. As mulheres, em especial, devem ser bastante cuidadosas, já que, em diversos casos de DST, não é fácil distinguir os sintomas das reações orgânicas comuns. Isso exige consultas periódicas no serviço de saúde. Algumas DSTs, quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves e até a morte. Também podem ser transmitidas da mãe infectada para o bebê durante a gravidez ou durante o parto, podendo provocar, assim, a interrupção espontânea da gravidez ou causar graves lesões ao feto, outras podem também ser transmitidas por transfusão de sangue contaminado ou compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis (BRASIL, 2012).
De acordo com o Ministério da Saúde (2012), o aumento do número de pessoas diagnosticadas com DST inspira cuidados especiais, assim como a necessidade de profissionais qualificados. Segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS (2009), a prevenção primária constitui qualquer ação que visa a redução da exposição da população a fatores de risco das DST’s, com o objetivo de diminuir a incidência das doenças. Já a prevenção secundária abrange o diagnóstico precoce das doenças e o seu tratamento imediato, aumentando as chances de cura, proporcionando a melhora da qualidade de vida através de orientações que estimulam hábitos saudáveis de vida e reduzindo as taxas de mortalidade.
O Ministério da Saúde afirma também, que um dos principais agravos aos jovens são as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s),