Dsts + hiv
Doenças Sexualmente Transmissíveis, Inclusive o HIV
Pontos Básicos para Profissionais de Saúde e Clientes y Pessoas portadoras de doenças sexualmente transmissíveis
(DSTs) Inclusive o HIV, podem usar a maioria dos métodos de planejamento familiar de maneira segura e eficaz.
y Os preservativos masculinos e femininos podem prevenir as
DSTs quando usados de forma consistente e correta.
y As DSTs podem ser reduzidas por outros meios também— limitação do número de parceiros, abstinência de sexo e ter um relacionamento mutuamente fiel com um parceiro não infectado.
y Algumas DSTs não apresentam sinais ou sintomas nas mulheres. Caso uma mulher ache que seu parceiro possa ter uma DST, ela deve procurar atendimento.
y Algumas DSTs podem ser tratadas. Quanto antes tratadas, menos probabilidade têm de causar problemas a longo prazo, tais como infertilidade ou dor crônica.
y Na maioria dos casos, há descarga vaginal proveniente de infecções que não são sexualmente transmitidas. Os profissionais que prestam planejamento familiar podem ajudar suas clientes de diversas maneiras a se prevenir contra as DSTs, entre elas a infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Os gerentes e profissionais de programa podem optar por abordagens que acomodem as necessidades de suas clientes, a seu treinamento e recursos bem como à disponibilidade de serviços existentes para encaminhamento.
21
Doenças Sexualmente Transmissíveis, Inclusive o HIV
O Que São as Doenças Sexualmente Transmissíveis?
As DSTs são causadas por bactérias e vírus que se disseminam através do contato sexual. As infecções podem ser encontradas em fluidos corporais tais como o sêmen, na pele dos genitais e áreas próximas e algumas também na boca, garganta e no reto.
O Que São Doenças Sexualmente Transmissíveis 275
Algumas DSTs não provocam sintomas. Outras podem causar desconforto ou dor. Se não forem tratadas, algumas podem provocar doença inflamatória pélvica,