Efeito de estufa
Introdução
Este trabalho surgiu no âmbito da disciplina de Geografia, com o objetivo de falar sobre o efeito estufa. Explicando o que é, como funciona, as causas do seu agravamento, as consequências do aumento progressivo e formas de resolver seu aumento. Este trabalho elucida também os problemas ambientais pelos quais podemos passar se o efeito estufa continuar a agravar-se.
O que é
O efeito de estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço novamente. Este processo permite a existência de vida na terra, caso contrário a terra estaria com temperaturas negativas. Mas com a crescente atividade humana, que envia gases poluentes para atmosfera, este efeito vai crescendo, e a temperatura vai aumentando. Isto tem pesadas consequências.
Os gases que compõe a atmosfera e que são responsáveis pelo efeito de estufa são o dióxido de carbono, o metano, o ozono, os clorofluorcarbonetos e o ácido nítrico. O aumento das concentrações destes gases na composição da atmosfera, leva ao aumento do efeito de estufa.
Esquema sobre o efeito de estufa
Causas
As principais causas do aumento do efeito estufa são: * a emissão de gases poluentes pelos automóveis * a queima de combustíveis fósseis * os incêndios florestais * os gases Cfc emitidos para a atmosfera.
Principais gases com efeito de estufa
Os gases que compõe a atmosfera e que são responsáveis pelo efeito de estufa são: