Efeito Estufa
Prof.ª: Alecsandra Oliveira de Souza
Disciplina: Físico-Química
EFEITO ESTUFA
3º B QUÍMICA
Alunos:
Juliana Alves Rodrigues
Larissa de Oliveira Santos
Weliton do Nascimento Alexandre
Ji-Paraná/RO – Junho/2014
I- INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas, a polêmica sobre um possível aquecimento global do nosso planeta, decorrente de um agravamento do efeito estufa, passou a fazer parte das preocupações da humanidade com constante cobertura pela mídia. Mas como ocorre o efeito estufa e a que se deve seu provável agravo?
Efeito Estufa é um fenômeno natural, que ocorre para manter a terra aquecida em condição ideal, possibilitando a sobrevivência dos seres vivos.
Sem esse fenômeno a terra seria altamente fria impossibilitando a vida dos seres vivos.
Os termos mudanças climáticas e aquecimento global já começam a fazer parte do vocabulário diário da sociedade brasileira. Ouvimos falar em como a temperatura do planeta está aumentando e das consequências catastróficas para a vida de todos nós.
O aquecimento global é um fenômeno climático de larga extensão, ou seja, um aumento da temperatura média superficial global, provocado por fatores internos e/ou externos.
Fatores internos são complexos e estão associados a sistemas climáticos caóticos não lineares, isto é, inconstantes, devido a variáveis como a atividade solar, a composição físico-química atmosférica, o tectonismo e o vulcanismo. Fatores externos são antropogênicos e relacionados a emissões de gases-estufa por queima de combustíveis fósseis, principalmente carvão e derivados de petróleo, indústrias, refinarias, motores, queimadas etc.
A atmosfera, a camada de ar que envolve o planeta Terra, é constituída por vários gases. Os principais são o Nitrogênio (N2) e o Oxigênio (O2) que, juntos, compõem cerca de 99% da atmosfera. Vários outros gases encontram-se presentes em pequenas quantidades e, naturalmente,