Avanços e Desafios na Implementação do Programa Saúde da Família (PSF) no Município de Limeira, São Paulo
Gustavo Bonin Gava*
Hudson Pacífico da Silva**
Resumo
O Programa Saúde da Família – PSF é uma estratégia para fortalecer as ações de atenção primária em
saúde,
operacionalizada
mediante
a
implantação
de
equipes
multiprofissionais em unidades de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada, executando ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes. O objetivo do trabalho foi identificar os avanços e desafios no processo de implementação do PSF no município de Limeira,
SP. O estudo envolveu revisão da literatura, levantamento de dados secundários e coleta de dados primários mediante a realização de entrevistas em profundidade com gestores públicos e profissionais que atuam no programa. Em Limeira, o programa encontra-se estagnado desde 2006, com 10 equipes implantadas, que atendem 12,5% da população.
Principais dificuldades relatadas: unidades localizadas em bairros distantes; grande absenteísmo nas consultas agendadas; unidades com infraestrutura inadequada; ausência de reuniões com os dirigentes da Secretaria de Saúde; e inexistência de ações de educação permanente para os profissionais das equipes. Conclui-se que o município de Limeira não tem priorizado o PSF como estratégia de reorientação do modelo assistencial de saúde, comprometendo a eficácia do sistema público de saúde no seu conjunto.
Palavras-chave: Saúde Pública, Programa Saúde da Família, Atenção Primária à Saúde,
Acesso aos Serviços de Saúde, Avaliação de Políticas Públicas.
*
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas – IE/UNICAMP.
**
Professor Doutor da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas –
FCA/UNICAMP
Introdução
Com