Sonia Kramer Tendencias Pedagogicas Texto 2
PEDAGOGIA CONTEMPORÂNEA
Sonia Kramer*
José Silvério Baia Horta**
Bernard Charlot, em seu livro "A Mistificação Pedagógica" 1 , procura denunciar o caráter ideológico do pensamento e da prática pedagógica contemporânea, e esboçar uma proposta de uma pedagogia não-ideológica, baseada em uma concepção social da educação. Tratando especificamente da "idéia de infância" no pensamento pedagógico, ele mostra as significações ideológicas que esta idéia assumiu, tanto na pedagogia tradicional como na nova. Estas significações ideológicas estão intimamente dependentes do fato de ambas se constituírem a partir de uma visão da criança baseada em uma concepção de natureza infantil, e não a partir de uma análise da condição infantil.
Na primeira parte deste trabalho procuraremos apresentar as idéias principais desenvolvidas por Bernard Charlot em torno da concepção de infância no pensamento pedagógico c o m u m , na pedagogia tradicional e na pedagogia nova. Na segunda parte procuraremos tirar algumas conseqüências práticas para a educação da criança, questionando principalmente a utilização destas concepções para a elaboração de métodos pedagógicos.
1? PARTE - A I D É I A DE I N F Â N C I A
1. A IMAGEM DA CRIANÇA NO PENSAMENTO PEDAGÓGICO
COMUM
Segundo Bernard Charlot, a teoria da educação não é, fundamentalmente, uma teoria da infância, e sim uma teoria da cultura e de suas relações com a natureza humana. Na pedagogia, a educação não é pensada a partir da criança; pelo contrário, é a criança que é pensada a
•Da Fundação Técnico Educacional Souza Marques.
* * D a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
1. C H A R L O T , Bernard, La Mystification Pédagogique. Paris, Payot, 1977.
N. da R. - O presente artigo foi transcrito da Revista de Educação AEC n. 30
1978.
partir da educação concebida como cultura. Deste modo, a noção de infância não é noção pedagógica de base, e sim uma noção derivada.
Contudo, embora a noção de infância não seja