doenças infecciosas
Resumo
As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) são doenças infecciosas que pode atingir toda a população. Apresentam alta morbidade e mortalidade, como por exemplo: o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). A temática do HIV consiste em um dos grandes problemas contemporâneos da Saúde Pública, trazendo implicações para a sociedade em suas diversas dimensões, perpassando por aspectos objetivos e subjetivos. Este trabalho visa analisar o conhecimento entre os universitários ingressantes nos cursos da Saúde da Universidade do Grande ABC/Anhanguera, sobre as DST/AIDS. Será aplicado um questionário sobre o tema DST/AIDS, para os alunos ingressantes dos cursos de graduação da Universidade do Grande ABC / Anhanguera Educacional. Espera-se desta forma verificar as dificuldades dos alunos quanto as DST/AIDS, bem como verificar o conhecimento destes alunos ao ingressarem na Universidade.
Palavras-chave: DST/AIDS, Saúde Pública, HIV.
1. INTRODUÇÃO
As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) são doenças infecciosas que podem ser disseminadas pelo contato sexual e não sexual. Apresentam um diagnostico difícil por terem poucos sintomas e muitas vezes serem assintomáticas (Damasceno et al, 2009). Acometem a população mundial e constituem um expressivo problema de saúde pública. Vários fatores interferem para o seu controle, tendo, como destaque, o comportamento da população, as questões de gênero, a cultura, os costumes, a falta de informação e a falta de conscientização. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que ocorram 340 milhões de novos casos de DST/AIDS curáveis no mundo e, destas, cerca de 12 milhões no Brasil (Araujo e Silveira, 2007).
As DSTs apresentam alta morbidade e mortalidade, como por exemplo: o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). O HIV é o vírus causador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), e sua transmissão