Indice de desenvolvimento socioeconômico (idese)
Juliana Silva Nascimento N° 19 3°E
Geografia
Trabalho de pesquisa, apresentado à disciplina de Geografia, ministrada pela professora Luana, aos alunos do 3°Colegial (ensino médio) no periodo noturno.
Introdução
O IDESE, Índice de Desenvolvimento Socioeconômico é um índice comparativo usado para classificar os municípios e coredes do Rio Grande do Sul pelo seu grau de "desenvolvimento Socioeconômico". Sua publicação é apresentada anualmente pela Fundação de Economia e Estatística
Indice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese)
A Fundação de Economia e Estatística (FEE) apresenta o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico para Rio Grande do Sul, seus municípios e Coredes.
O Idese é um índice sintético, inspirado no IDH, que abrange um conjunto amplo de indicadores sociais e econômicos, classificados em quatro blocos temáticos: educação; renda; saneamento e domicílios; e saúde. Tem por objetivo mensurar e acompanhar o nível de desenvolvimento do Estado, de seus municípios e dos Coredes, informando a sociedade e orientando os governos (municipais e estadual) nas suas políticas socioeconômicas.
O Idese varia de zero a um e, assim como o IDH, permite que se classifique o Estado, os municípios ou os Coredes em três níveis de desenvolvimento: baixo (índices até 0,499), médio (entre 0,500 e 0,799) ou alto (maiores ou iguais a 0,800).
FEE/Centro de Informações Estatísticas/Núcleo de Produtos Estatísticos http://www.fee.rs.gov.br/sitefee/pt/content/estatisticas/pg_idese.php A estrutura etária é um importante indicador do nível de desenvolvimento socioeconômico do país. Por exemplo:
· Estrutura etária com elevado predomínio de adultos e idosos é característica de países de maior desenvolvimento socioeconômico.
· Estrutura etária com predomínio de população jovem caracteriza países com menor desenvolvimento socioeconômico.
Os maiores percentuais de população