Pelotas
A região de Pelotas é a maior produtora de pêssego para a indústria de conservas do País, além de outros produtos como aspargo, pepino, figo e morango. O município reponde por aproximadamente 28% da produção de arroz do Estado, 10% da produção de grãos, 16% do rebanho bovino de corte, e detém a maior bacia leiteira, com a produção de 30 milhões de litro/ano, além de possuir expressiva criação de cavalos e ovelhas (28% do rebanho e eqüinos e 30% da produção de lãs).
Na indústria, os serviços avançados de montagem de estruturas, transporte e logística têm uma condição competitiva especial.
A diversidade da matriz econômica também se dá pela presença da indústria têxtil, metal mecânica, curtimento de couro e de pele, panificação e muitas outras.
A cidade é um grande centro comercial, atraindo habitantes de toda a região para a suas modernas galerias, calçadões e o comércio nos bairros.
Possui 7.507 estabelecimentos, incluindo lojas, agências bancárias (38), seguradoras, casas de câmbio e empresas de transporte (329), que ocupam aproximadamente 60% da população ativa.
Pelotas é um referência comercial no sul do Brasil
http://www.pelotas.com.br/cidade_dados/pelotas_dados.htm
Pelotas é um município da região sul do estado do Rio Grande do Sul. Considerado umas das capitais regionais do Brasil, possui uma população de 339.934 habitantes e é a terceira cidade mais populosa do estado.
O setor em destaque na cidade hoje é de serviços, que detêm 59% das atividades, mas também se destacam a indústria, com 24% e o comércio, 12%, além da agropecuária, 5%. A especialização funcional da população economicamente ativa está em sua maior parte no setor Terciário (comércio e serviços): 55,6%; no setor Secundário, são 29,6% e no Primário (agricultura/pecuária/extrativismo), 13,80%.
Pelotas chega ao século XXI com o IDH (índice medido pela relação renda-educação-saúde) de 0,816, muito próximo da média do Rio Grande do Sul, atingindo uma