Transtornos Mentais e Comportamentais
Transtornos mentais e comportamentais são caracterizados por alterações no modo de pensar e no humor (emoções), e alterações no comportamento associados a angustia expressiva e alterações no funcionamento psíquico global. Não são só considerados fenômenos normais, mas também tratados como anormais ou patológicos. Produzem prejuízos no desempenho pessoal, social, ocupacional e familiar da pessoa.
Os índices de Transtornos mentais e comportamentais na sociedade são altos, geram grandes chances de incapacidade nas pessoas e uma baixa qualidade de vida entre os que sofrem com isso. Os Transtornos mentais e comportamentais custaram a serem reconhecidos como um problema grave, pois só consideravam os índices de mortalidade na hora de avaliar o problema. Atualmente são encontrados em grande quantidade na sociedade e gera altos custos econômicos e sociais, um problema encontrado em pessoas de todas as idades.
Através de estudos feitos por pesquisadores e pela Organização Mundial de saúde detectaram altas taxas de Transtornos mentais e comportamentais afetando a sociedade, entre eles estão: depressão, alcoolismo, bipolaridade, esquizofrenia e distúrbios obsessivo-compulsivos. As taxas de pessoas que sofrem com a doença no Brasil são altas e muitas delas não procuram tratamento por desconhecerem a doença ou a falta de pessoas preparadas para atenderem adequadamente esses transtornos, medo, preconceitos, precariedade dos serviços, entre outros.
A maioria dos brasileiros sofre com ansiedade, transtornos de humor e transtornos relacionados ao álcool e drogas. Vários estudos já foram realizados e mostraram que pouco ou nada se investe em recursos da saúde para tratar transtornos mentais, esses transtornos podem ser evitados e tratados, mas é necessário investir em prevenção e tratamento da saúde mental, reduzindo assim problemas relacionados aos transtornos.
Os estudos sobre os transtornos e os problemas que ele gera são de