Transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de álcool e cocaina
O álcool ao ser metabolizado pode causar lesões de diversos níveis e com padrões reversíveis ou não (esteatose hepática e cirrose). O pâncreas, coração músculos, o SNC E SNP, e vaso são agredidos pelo álcool. Pode ser associado à ICC. O uso crônico é responsável por um processo de adaptação cerebral GABA (função inibidora do SNC) e a↑ o NMDA (excitatório do SNC), assim ao reduzir ou parar com o consumo de álcool pode surgir síndrome de abstinência do álcool.
Complicação da dependencia do álcool: Sindrome dee Wenicke – oftalmoplegia, confusão mental, ataxia e nistagmo. Tratamento: administração via oral ou intramuscular de tiamina. Complicação da síndorme de Wernicke quando não tratada causa a sindrome de Korsakoff, que caracteriza se por amnésia anterograda e retrogada, ou seja não forma memórias novas ou acessa registros mnemicos prévios. Déficit cognitivo e de atenção tambem podem se desenvolver.
Naltrexone – reduz a capacidade deo alcool produzir e estimular efeitos prazerosos no SNC, e tem sido indicado para pacientes com fissuras. Acamprosato e topiramato – são indicados para sintomas mais intensos de de abstinecia e fissura.
Transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de cocaína
Estimulante do SNC provoca vigília, euforia, sensação de bem estar, autoconfiança elevada, aceleração do pensamento, aumento da frequência cardíaca, temperatura corporal, frequência respiratória, sudorese, tremor leve das extremidades, espasmos musculares (língua e mandíbula), tiques e midríase.
Complicações psiquiátricas: ideação persecutória, ansiedade, agitação, irritabilidade, heteroagressividade, alucinações e confusão mental. Uso associado a infarto do miocárdio, dor torácica, dispneia, convulsões e lesões no SNC. Antidepressivos inibidores da serotonina – paroxetina, fluoxetina e a setralina – reduz fissuras.
*A fissura ( craving ) é um estado em que o dependente químico enfrenta