Autoria e plágio
AUTORIA E PLÁGIO
O plágio consiste na apropriação ou citação de qualquer conteúdo- seja artístico, comercial, intelectual, etc- que já tenha sido publicado por alguém, sem que lhe seja dado os devidos créditos por isso. No caso de trabalhos artísticos e comerciais, torna-se mais fácil de identificar e, possivelmente, aplicar a lei sobre direitos autorais vigente no Brasil (Lei 9.610/1998) para a punição dos plagiadores, se houver denuncia e o autor ou artista recorrerem à justiça. Mas já em âmbito acadêmico, o assunto fica mais passível de discussão, pois se torna um pouco mais difícil a identificação. Nesse caso, cabe aos professores e orientadores da instituição de ensino, identificar o plágio, e aplicar medidas de punição. Para isso existem alguns softwares que identificam rapidamente se o trabalho está plagiado. Em uma rápida busca na internet, pode-se encontrar diversos softwares para esse fim, como o caso do SafeAssign¹ :
“SafeAssign™ is a plagiarism prevention service […]. This service helps educators prevent plagiarism by detecting unoriginal content in student papers. In addition to acting as a plagiarism deterrent, it also has features designed to aid in educating students about plagiarism and importance of proper attribution of any borrowed content”.²
Normalmente os professores dão nota zero para o aluno que faz plágio, mas isso nem sempre pode ser a melhor maneira de lidar com esse problema. Algumas vezes o aluno não dispõe de tempo para a conclusão de todos os trabalhos, seja porque alguns professores passam trabalhos excessivamente, ou por não conseguir conciliar o tempo entre aulas, estágios e estudos fora da sala de aula. Também pode ser um problema adquirido durante a vida escolar desse aluno. Em muitas escolas, principalmente as públicas, os professores são orientados a não deixarem os alunos serem reprovados. Este caso trata-se de um problema pedagógico que cabem amplas discussões e reformas no ensino básico.
Ainda em âmbito