Conceito De Marketing Societal
Disciplina Administração de Marketing – Profª Denise Hollanda
CONCEITO DE MARKETING SOCIETAL
Em anos recentes, algumas pessoas têm questionado se o conceito de marketing é uma filosofia apropriada em uma era de deterioração ambiental, escassez de recursos, crescimento explosivo da população, fome e pobreza mundial e de negligência dos serviços sociais. As empresas estão fazendo um trabalho excelente para satisfazer aos desejos dos consumidores, agindo, necessariamente, em seus interesses e no interesse da sociedade a longo prazo? O conceito de marketing evita enfocar os conflitos potenciais entre os desejos e os interesses dos consumidores e o bem estar da sociedade a longo prazo. Consideremos as seguintes críticas:
Os restaurantes fast-food oferecem alimentos saborosos, mas não nutritivos. Os hambúrgueres têm alto teor de gordura e as tortas e frituras são ricas em amido e gordura. Os produtos são convenientemente embalados, mas levam a grande desperdício de material. Ao satisfazer às necessidades dos consumidores, esses restaurantes podem estar prejudicando a saúde e causando problemas ambientais.
Os fabricantes de refrigerantes têm atendido ao desejo dos norte-americanos por conveniência aumentando o uso de garrafas descartáveis. Entretanto, essas garrafas representam grande desperdício de recursos porque, em média, 17 garrafas são usadas para substituir uma que circulou 17 vezes antes de ser destruída. Além disso, muitas dessas garrafas não são biodegradáveis e, freqüentemente, poluem o meio ambiente.
A indústria de sabão em pó atende à paixão norte-americana por roupas mais brancas oferecendo um produto que polui rios e cursos d’água, mata peixes e prejudica as oportunidades de recreação.
Essas situações exigem um novo conceito que amplie o conceito de marketing. Entre os nomes sugeridos para os propósitos estão “marketing humanístico” e “marketing ecológico”. Propomos chamá-lo conceito