PRE TCC
O Marketing Societal surgiu da grande necessidade de mudança vinda de novos recursos tecnológicos que hoje se encontram a disposição das grandes empresas, fazendo-as rever seus valores, suas atitudes e condutas diante de clientes e mercados o que as levou a praticarem cada vez mais o Marketing aplicado à sociedade através de projetos sociais.
Através desta pesquisa será possível definir o Marketing Societal como um processo de implementação e controle de programas calculados para influenciar a aceitabilidade das idéias sociais, envolvendo considerações de planejamento do produto, apreçamento, comunicação, distribuição e pesquisa de Marketing. No desenvolvimento do mesmo a compreensão deste conceito ficará mais clara e objetiva.
Será detalhada também forma de aplicação do Marketing na sociedade, sendo interessante destacar como ele está inserido a nossas vidas e muitas vezes sem que ao menos seja percebido. E será esclarecido um grande equivoco atual que é o fato de se confundir Marketing Social com Marketing Societal e igualarem os dois num mesmo conceito.
Por fim, exemplos de empresas que utilizam este Marketing Societal serão citados neste artigo, isto de forma mais ampla com empresas nacionais, como o Banco Itaú e empresas locais, exemplo a CSN.
Por que tantas empresas estão usando essa ferramenta? Será o Marketing Societal acessível em nosso mercado?
2.
2. MARKETING SOCIETAL (RODRIGO)
A natural evolução do mercado com o surgimento de consumidores mais esclarecidos e conscientes somado à grande preocupação com as questões ambientais levaram os especialistas em estratégias de Marketing a adequar suas técnicas, realizar pesquisas e desenvolver novos métodos de atuação que levaram ao surgimento de uma nova e revolução do Marketing chamada de Marketing Societal. Enquanto o Marketing tradicional foca apenas as trocas imediatas, o Marketing Societal preocupa-se também com as conseqüências a médio e longo prazo em virtude