Pré TCC
ETEC CARLOS DE CAMPOS
TCC: Doação de Medula Óssea
André Luís vieira dos santos
São Paulo
2015
André luís vieira dos santos
TCC: Doação de Medula Óssea
Trabalho de conclusão de curso apresentado a ETEC Carlos de Campos como exigência parcial para obtenção do título em técnico em enfermagem.
Orientadora: Prof. Marcia Borges
São Paulo
2015
Sumário
INTRODUÇÃO 2
DESENVOLVIMENTO 3
PROBLEMA 4
HIPÓTESE 5
JUSTIFICATIVA 6
OBJETIVO 7
METODOLOGIA 8
CONSIDERAÇÕES ÉTICAS 9
REFÊRENCIAS BIBLIOGRAFICAS 10
ANEXOS 11 até 15
1. INTRODUÇÃO
O Transplante de Medula Óssea (TMO) e uma terapia especial para tratar pacientes com anormalidades nas células da medula óssea para os quais todas as alternativas terapêuticas foram consideradas e excluídas. Dentre essas doenças podemos citar as leucemias e as anemias aplásicas, Para que o transplante seja bem sucedido, é necessário outros fatores, que haja histocompatibilidade para moléculas codificadas por genes do complexo principal de histocompatibilidade (MHC), em humanos HLA (Antígenos leucocitários Humanos),entre doador e paciente para evitar ou minimizar ao máximo a rejeição do enxerto contra o hospedeiro (GvHD) e outras complicações pós-transplantes oriundas de uma possível incompatibilidade HLA. Apesar do Domínio técnico-cirúrgico e do surgimento de drogas imunossupressoras cada vez mais eficazes, que reduzem os episódios de rejeição, a compatibilidade HLA e ainda um fator indispensável para o sucesso do tratamento. (RUIZ,2004)
Incentivar a mais pessoas fazerem seu cadastro para fazerem a doação de medula óssea, porque esse simples gesto pode melhorar a qualidade de vida de quem precisa ou até salvar a vida dessa pessoa, prolongando por um grande tempo sua vida.
O pequeno número de doadores cadastrados no registro nacional (Aproximadamente 55mil), comparado com os registros estrangeiros (Por exemplo o NMDP, Estados Unidos, Com Mais de 5 milhões de doadores),