Ppra
QUAL É O OBJETIVO DO PPRA ?
Estabelecer uma metodologia de ação que garanta a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores, frente aos riscos dos ambientes de trabalho.
“No item 9.3.1 diz quais são as etapas nas quais se inclui” O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais”, que são:
– Antecipação dos riscos;
– Reconhecimento dos riscos;
– Avaliação dos riscos;
– Controle dos riscos.
Antecipação:
A antecipação deverá envolver a análise de projetos de novas instalações, métodos ou processos de trabalho, ou de modificação dos já existentes, visando a identificar os riscos potenciais e introduzir medidas de proteção para sua redução ou eliminação.
Reconhecimento:
O reconhecimento dos riscos ambientais deverá conter os seguintes itens, quando aplicáveis: é a identificação dos riscos, a determinação e localização das possíveis fontes geradora, a identificação das possíveis trajetórias e das formas de propagação dos riscos no ambiente, a identificação das funções, caracterização das atividades e tipo de exposição, obtenção dos dados da empresa indicando o possível comprometimento da saúde decorrente do trabalho, os possíveis danos á saúde relacionados aos riscos identificados e a descrição das medidas de controle já existente.
Avaliação:
QUALITATIVA: trata-se de uma avaliação ou inspeção sobre determinado local de trabalho, observando as características do ambiente laboral, os presentes agentes ambientais, as atividades exercidas e as funções existentes naquele local.
Na análise qualitativa poderíamos, por exemplo, apenas conversar com os cipeiros e com os empregados para determinar a exposição dos mesmos ao ruído.
Esse é o tipo de análise que usamos para determinar o risco a um acidente de trabalho sem ajuda de equipamentos de avaliação ambiental, por exemplo.
Na análise qualitativa um simples questionário pode ser uma ferramenta interessante para determinar o quanto o risco atinge cada empregado no ambiente de trabalho
QUANTITATIVA: trata- se de uma