Pré Tcc
A Fala, A Escrita e o Internetês
Aluna: Vanessa
Orientadora: Professora Doutora Vera Lucia Massoni Xavier da Silva Introdução
Este trabalho esclarece a natureza das práticas que envolvem a língua, para que através da fala e da escrita possamos entender suas semelhanças e diferenças, o papel importante que ambas exercem na sociedade, o significado de multimodalidade e o que representa estar inserida dentro de um contexto.
Objetivos
O objetivo geral deste trabalho é estudar a língua, sua origem, evolução e suas diversas formas de representação. O objetivo específico deste trabalho é estudar o internetês, sua sincronia e o espaço que ele vem ocupando na sociedade atual.
Metodologia
Pesquisa bibliográfica sobre as diferenças entre Fala e Escrita, origem e evolução da língua até o internetês, língua padrão e coloquial, acordo ortográfico e neologismos.
Conclusão
Este trabalho, além de comparar e diferenciar fala e escrita, permitiu expor a transformação que a língua vem sofrendo desde a sua origem até os dias atuais e como a internet vem acelerando este processo. Considerando as informações citadas neste trabalho, em relação à proporção de pontos favoráveis ao internetês, a internet não deve ser vista como algo negativo, pois amplia nossas possibilidades de leitura e comunicação e, se for usada como um dialeto específico de um grupo, não coloca em risco a formalidade da língua padrão.
Referências Bibliográficas
AMARAL, Sérgio Ferreira. Internet: novos valores e novos comportamentos. Cortez, 2003.
FILHO, Agenor Almeida. Caracterização da Escrita no Ciberspaço: Convergências e Divergências em Sala de Bate- Papo. Anais do VII Congresso Internacional da Abralin. Curitiba, 2011. LÉVY, Pierre. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1996. LINGUA, Revista. Edgard Murano. O texto na era digital. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da Fala para a Escrita. Atividades de