Princípios de Marketing
MBA em Marketing pela FGV
Especialista em Gestão Empresarial pela UFC
Formado em Contabilidade pela UNIFOR
MBA em Marketing
Mais de 10 anos de experiência nas áreas Comerciais e de
Administração de Marketing no de grande
Marketing em empresas multinacionais (Nestlé) eMundo porte
(Farmácias Pague menos).
Contemporâneo
Consultor Internacional do Gerson Lehrman Group
Sócio da Agência Onis Marketing /www.onis.com.br
AULA 01 – CONCEITOS DE MARKETING
Marketing: Origem
• Embora o conceito de marketing tenha surgido como uma postura que aos poucos foi sendo adotada em muitas empresas, muitos autores assumem que o conceito foi lançado pela General Electric em 1952, quando colocou explicitamente em seu relatório aos acionistas que “O conceito introduz... marketing... no início ao invés do final do ciclo de produção e integra marketing dentro de cada fase do negócio”
(BERKOWITZ et al., 2003).
Marketing: Origem
• Além disso, um aspecto que deve estar claro em uma definição do marketing é que ele sempre pressupõe que alguma coisa esteja sendo trocada. Geralmente, o que se troca é um bem ou serviço por dinheiro.
• Entretanto, a noção de marketing não requer necessariamente que a troca envolva a presença de dinheiro. O importante, sim, é que o marketing apenas ocorre quando há uma troca entre as partes, e que aquilo que se esteja trocando tenha valor para cada uma delas, seja um bem físico ou um serviço.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
O que é Marketing?
“Marketing é o processo de planejamento e execução desde a concepção, preço, promoção e distribuição de idéias, mercadorias e serviços para criar trocas que satisfaçam os objetivos individuais e organizacionais” American Marketing Assiciation
“O conceito de Marketing Societal define a tarefa da organização como sendo determinar necessidades, desejos e interesses de participação de mercado e proporcionar a satisfação desejada mais eficientemente do que
a