Rudolf Karl Bultmann
1884-1976
VIDA
SE É VERDADE QUE, EM CERTO SENTIDO, KARL BARTH foi o maior teólogo do século XX, não há dúvida de que, em certo sentido, Rudolf Bultmann (um dos mais influentes teólogos do século XX), foi o maior estudioso do Novo Testamento. Isto não significa, naturalmente, que todos tenham concordado com o que ele dizia. Dificilmente. Contudo, suas opiniões – por vezes extremamente controversas – lançaram as bases que determinariam o caráter da pesquisa acadêmica em torno do Novo Testamento até os dias de hoje.
Rudolf Karl Butmann nasceu em Wiefelstede (Oldenburg), na Alemanha, em 20 de agosto de 1884. Filho mais velho de um ministro protestante da Igreja Luterana, cresceu num ambiente profundamente religioso. Cursou a escola primária em Rastede, para onde seu pai fora transferido. Já o ginásio e o liceu ele frequentou um Oldenburg. No liceu, além do estudo da religião, distingui-se também pelo estudo do grego e da história da literatura alemã.
Concluído o Liceu, iniciou seus estudos teológicos na Universidade de Tubinger, em 1903. No ano seguinte, passou para a Universidade de Berlim e dois anos depois para a de Marburg. Foi ai que, em 1910, licenciou-se em teologia, com a tese “O Estilo da Pregação Paulina e a Diatribe Cínico-estóica”, e dois anos mais tarde obteve a livre docência, com uma dissertação sobre a exegese de Teodoro de Mopsuéstia.
Seus mestres foram homens de clara fama liberal e de orientação histórico-crítica. Ele mesmo deixou a lista daqueles em relação aos quais sente-se particularmente devedor: Em Tubingen, o historiador da Igreja Karl Muller; em Berlim, o estudioso vétero-testamentário Hermann Gunkel e o grande historiador dos dogmas Adolf Harnack; em Marburg, dois estudiosos do Novo Testamento, Adolf Julicher e Johannes Weiss, e o teólogo sistemático Wilhelm Hermann. Foi a conselho de Weiss que Butmann se orientou para os estudos de exegese neotestamentária.
Em 1912, começou sua