Principio do marketing
Princípio 4 - Os mercados são heterogêneos
Torna-se mais evidente a cada dia que a maioria dos mercados não é homogênea, e sim constituída de clientes individuais diferentes, submercados ou segmentos. Enquanto alguns clientes compram um carro para se locomoverem a baixo custo de A para B, outros o farão porque desejam viajar de forma confortável ou segura; ao passo que outros, ainda, o fazem por motivos de status ou para satisfazer e projetar sua autoimagem. Os produtos e serviços que tentam satisfazer um mercado segmentado por meio de um produto padronizado geralmente fracassam ao tentar satisfazer diferentes tipos de clientes a um só tempo e se tornam vulneráveis a concorrentes, dispondo de metas mais objetivas.
Princípio 5 - Os mercados e clientes mudam constantemente
Os mercados são dinâmicos e praticamente todos os produtos têm uma vida limitada até ser descoberta uma nova maneira de satisfazer o desejo ou a necessidade que os geraram; em outras palavras, até que apareça outra solução ou fornecedor do benefício.
Marketing [márquetin]1 é o processo usado para determinar que produtos ou serviços poderão interessar aos consumidores, assim como a estratégia que será utilizada nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio. A finalidade do marketing é criar valor e satisfação no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes. As actividades de um gestor de marketing abrangem um leque muito alargado de actividades, desde o estudo de mercado, a definição de uma estratégia, publicidade, vendas e assistência