VARIÁVEIS DO TREINAMENTO DE FORÇA E RESPOSTAS HEMODINÂMICAS
UNIVERSIDADE GAMA FILHO
VARIÁVEIS DO TREINAMENTO DE FORÇA E RESPOSTAS HEMODINÂMICAS.
POR:
PROFESSOR PAUL DOUGLLAS BRAGA DA SILVA
TURMA: 01253
RIO DE JANEIRO
2011
Agradecimentos
A Deus por me dar a oportunidade de realizar o curso aos professores protagonistas deste curso, a minha família a Joyce e amigos que me incentivaram.
RESUMO
Esse artigo Bibliográfico revisou artigos que investigaram o comportamento da pressão arterial (PA), da frequência cardíaca (FC) e o duplo produto (DP), em algumas variáveis do treinamento de força (TF) buscando um melhor esclarecimento sobre a forma mais segura para utilizar essa ferramenta de grande importância na busca de uma melhora qualidade de vida.
Segundo Monteiro e Filho (2004), o exercício físico provoca uma série de respostas fisiológicas no organismo e particularmente no sistema cardiovascular. Com objetivo de manter a homeostasia incrementando substancialmente o debito cardíaco redistribuindo o fluxo sangüíneo aumentando o aporte para os músculos ativos em virtude da rápida necessidade metabólica.
Observou-se que algumas variáveis do treinamento de força podem influenciar diretamente nas respostas hemodinâmica e o conhecimento de tais efeitos podem sem de grande importância na prescrição de programas pra pessoas com problemas cardiovascular.
Palavras-chaves: pressão arterial- frequência cardíaca- duplo produto treinamento de força.
ABSTRACT
This article Bibliographic reviewed articles that investigated the behavior of blood pressure (BP), heart rate (HR) and double product (DP), for some variables of strength training (ST) looking for a better clarification on the safest way to use this important tool in the search for an improved quality of life.
According to Miller and Son