cidadania
As mudanças familiares acompanham as transformações que, nos planos social, económico e cultural ocorrem na sociedade. Assim, atualmente, as mulheres protagonizaram novos papéis sociais, relacionados com a sua entrada praticamente generalizada no mercado de trabalho, o que dá origem a um novo modelo, em que o marido e mulher contribuem para o orçamento doméstico: o das famílias de dupla profissão, com as inerentes alterações nas práticas familiares, no que respeita à realização das tarefas domésticas, aos cuidados prestados às crianças, aos apoios a familiares idosos ou doentes. Com efeito, as famílias passaram a necessitar de externalizar algumas das suas funções, procurando obter no mercado, ou na comunidade, a prestação de serviços que anteriormente eram realizados essencialmente pelas mulheres, sozinhas ou através das redes informais de entreajuda e solidariedade femininas, enquanto atividade não remunerada. No entanto, muitas destas tarefas domésticas continuam a ser asseguradas, em regime de acumulação, pelas mulheres profissionais.
Guerreiro, M. D. (2001) «Novos conceitos de família», Revista Pretextos, 6, Lisboa, IDS (adaptado)
2.1 Reflita sobre os impactos que a globalização trouxe à sociedade contemporânea nos domínios cultural e social, tendo por base as transformações na vida familiar sintetizadas no Doc. 2.
Na sua reflexão considere as seguintes orientações:
a) a instabilidade e a insegurança no trabalho e emprego
b) os novos comportamentos da família.
c) os tipos de família contemporânea.
A Família é o primeiro lugar onde se aprende a viver. Sendo no seio familiar que se faz a transmissão de valores, costumes e tradições, nas quais existirá regras para assim conviver com a sociedade.
Uma família sem regras corre o risco de formar pessoas irresponsáveis e com dificuldades de integração na sociedade comum. ao longo dos últimos anos, esta tem sofrido muitas mudanças. O tradicional conceito