Cidadania
A cidadania esteve e está em permanente construção. É um referencial de conquista da humanidade através daqueles que sempre buscam mais direitos, maior liberdade, melhores garantias individuais e coletivas, e não se conformam frente às dominações, seja do próprio Estado ou de outras instituições.
Neste trabalho abordaremos o conceito de cidadania e como esta avançou ao longo do tempo. Juntamente com as conquistas dos direitos individuais e coletivos, analisando como isso aconteceu de forma diferenciada na Europa Ocidental e no Brasil. Iniciaremos pelo conceito de cidadania pelos antigos, que se mostra diferente do conceito para os modernos. Traremos ainda como a luta pelos Direitos Civis influenciou na construção da cidadania para os modernos e por fim vamos comparar essa evolução com a história brasileira mostrando ainda como seus direitos foram conquistados e sua cidadania construída.
2) A cidadania para os antigos É relevante refletir sobre a cidadania na sua fase “pré-histórica”, porque herdamos desse período a ideia de democracia, de participação popular nos destinos da coletividade, de soberania do povo e de liberdade. O termo cidadania tem origem etimológica no latim civitas, que significa "cidade". O conceito de cidadania, em sua origem, vem da Grécia antiga, e nesse momento significava vivência política ativa na comunidade, na cidade (pólis). Durante muito tempo a ideia de cidadania esteve ligada aos privilégios, pois os direitos dos cidadãos eram restritos a determinadas classes e grupos de pessoas. Portanto, entre os gregos e romanos, cidadãos eram homens livres que participavam de alguma maneira do poder politico da comunidade, reunidos em assembleias públicas para tratarem de assuntos do governo. Ali, o demos (povo) tinha autoridade suprema, ou seja, era uma democracia direta, exerciam funções legislativas e judiciárias. A cidadania era na época vinculada à ideia de pertencimento e participação política.
3) A cidadania para