SENTIDO E SIGNIFICADO PARA A PSICOLOGIA SOCIAL
Significado é um fenômeno do pensamento. É como o ser humano expressa seu pensamento através da linguagem, associando um pensamento a um objeto. O homem se torna um ser social a partir do significado que dá às palavras. Segundo Bock e Gonçalves (2009, p.61) “Os significados são produções históricas, sociais, relativamente estáveis e, por serem compartilhados, são eles que permitem a comunicação entre os homens, além de serem fundamentais para a constituição do psiquismo.” Portanto o significado é uma consciência social (coletiva).
O sentido é a subjetividade pessoal que cada um dá ao significado das palavras. Tudo o que a consciência individual agrega à palavra, internalizando os significados sociais e transformando-os em sentido individual.
Porquanto, o significado é estático e o sentido é mutável de acordo com o fator psicológico que atribuímos à palavra.
Assim, Bock e Gonçalves (apud Vigotski, 2001, p.465), sentido seria “um agregado de todos os fatos psicológicos que surgem na nossa consciência como resultado da palavra”.
Daremos como exemplo a palavra discutida em sala de aula: Mulher – tem um significado social de fêmea da espécie humana. Para cada indivíduo poderá ter um sentido. Mulher: mãe, esposa, etc.
O QUE É SEXO E O QUE É GÊNERO.
Sexo é a forma biológica como nasce a espécie humana, a qual apresenta diferenças físicas entre macho, fêmea, caracterizado pela função reprodutora e explicitado pela genitália externa e interna. Cada qual apresenta diferenças fisiológicas próprias para a procriação.
Gênero não está relacionado a diferença de ser macho ou fêmea, mas a ser homem/mulher, masculino/feminino. É uma construção sociocultural do homem e da mulher a partir das diferenças sexuais, ou seja, o gênero não está relacionado às diferenças biológicas de macho e fêmea, mas sim como a sociedade vê o papel de homem e mulher. “Gênero está relacionado às diferenças sexuais, mas não